Metabolismo do Ferro – Introdução

O ferro é um elemento de grande importância no metabolismo humano, e portanto é vital na manutenção da homeostase do corpo humano. O ferro exerce várias funções importantes no corpo. A função que a maioria das pessoas conhece é o transporte de oxigênio para os tecidos do organismo através da hemoglobina presente nos eritrócitos. Mas a importância do ferro não se limita a isso, pois ele funciona como um cofator na cadeia de transporte de elétrons (um passo do metabolismo energético das células), ajuda na síntese de DNA, está presente na mioglobina presente nos músculos e nos citocromos hepáticos. É fácil perceber que o ferro exerce várias funções no organismo humano, e portanto sua presença é indispensável.

O ferro pode ser tanto um doador se elétrons quanto um aceptor, o que o faz ser tão útil, mas também o faz potencialmente tóxico para a célula. Se o ferro estiver livre e em excesso dentro da célula, ele pode catalizar a produção de radicais livres que danificam as macromoléculas da célula essenciais para o seu funcionamento como o DNA, RNA, proteínas e lipídios. Para prevenir esse dano às células, o organismo mantém o ferro encapsulado dentro de grandes moléculas que o isola do meio. Isso permite à célula conseguir usar o ferro em suas atividades, mas ao mesmo tempo limitar seus efeitos nocivos.

Portanto, o corpo humano deve regular a quantidade de ferro presente no corpo, pois quantias anormais desse mineral podem causar várias doenças, como a anemia (causado pela falta de ferro no corpo). Esse processo é chamado de metabolismo do ferro. Exploraremos mais esse tema nos próximos posts.

Eritrócitos dentro de um vaso capilar. Essas células sanguíneas contêm hemoglobina, uma molécula em que está presente o ferro, que é essencial para o transporte de oxigênio e trocas gasosas.

Bibliografia:
1)Metabolismo do ferro: uma revisão sobre os principais mecanismos envolvidos em sua homeostase
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-84842008000500012&script=sci_arttext
2)Estudo do metabolismo do ferro
http://www.ciencianews.com.br/revistavirtual/artigopatriciagiglioti.pdf
3)Red blood cell: cross section of capillary with red blood cells
http://www.britannica.com/EBchecked/media/123915/Capillary-shown-in-cross-section-with-red-blood-cells

2 comentários sobre “Metabolismo do Ferro – Introdução

  1. Muito bom texto, tema bem desenvolvido em linguagem fácil de entender. Podia me dizer qual é o tipo de molécula que engloba o ferro? Obrigada pela ajuda!

    • Olá leitora, ficamos felizes em poder ajudar! Sobre a sua pergunta, geralmente a molécula que engloba o ferro se chama heme e se encontra ligada a uma proteína. O próximo post irá explicar em maior detalhe tal assunto. Obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário